E F T


Nossa intenção neste curso é o de munir você com uma receita fácil de ser usada para atingir sua liberdade emocional e o texto a seguir serve para explicá-la, em detalhes.
            Cada etapa deve ser executada exatamente conforme descrito, e deve obedecer à seqüência certa. Caso contrário, não há resultado.
            Uma vez memorizada, cada rodada pode ser executada em aproximadamente 1 minuto. Exigirá alguma prática, naturalmente, mas após poucas tentativas tornar-se-á um procedimento familiar.
            Então você já estará a caminho de se tornar um mestre de EFT, com todos os benefícios que ele proporciona.
             
            A "Receita Básica" consiste em quatro etapas, duas das quais são idênticas. Elas são:
            1. O Preparo
            2. A Seqüência
            3. O Procedimento Gama de 9
            4. A Seqüência
           
            Vou menciona apenas as duas primeiras por serem as que conseguem resolver praticamente todas as questões. Caso você se interesse por conhecer todo o método, baixe o manual gratuitamente em “emofree.com.br”.

Etapa No. 1 - O Preparo

            "A Receita Básica" tem uma rotina inicial para preparar seu sistema de energia. Essa rotina (chamada de "Preparo") é de vital importância a todo o processo e prepara o sistema energético de modo que o resto da "Receita Básica" possa fazer o trabalho.
            Seu sistema energético é um conjunto de sutis circuitos elétricos. Eu faço essa observação para dar-lhe uma noção exata da finalidade do "Preparo", e da necessidade de garantir que seu sistema energético seja orientado apropriadamente antes de tentar neutralizar seus bloqueios.
            Seu sistema energético pode estar sujeito a uma forma de interferência elétrica que pode bloquear o efeito neutralizador dos procedimentos de batidas. Quando presente, esse bloqueio de interferência deve ser removido ou "A Receita Básica" não irá funcionar. É a função do "Preparo", removê-lo.
            Tecnicamente falando, o bloqueio de interferência assume a forma de uma reversão de polaridade dentro de seu sistema energético. Isto não é a mesma coisa que a interrupção energética que causa suas emoções negativas.
            Ainda uma analogia pode-nos ajudar aqui. Imagine um típico aparelho eletrônico manual como um gravador de bolso. Como todos esses aparelhos ele requer pilhas para funcionar, e, igualmente importante, as pilhas têm que ser instaladas corretamente.
            Você deve ter observado que as pilhas possuem os símbolos + e - para indicar as polaridades.  Se você instala as pilhas conforme indicado pelas instruções na direção correta das marcas + e -, a eletricidade fluirá normalmente e seu gravador funcionará bem.
            Mas o que acontece se você põe as pilhas em posição errada? Experimente uma vez. O gravador não funcionará. Reage como se as pilhas tivessem sido removidas. É o que acontece quando há uma reversão de polaridade em seu sistema energético. É como se as pilhas estivessem montadas ao contrário. Não quero dizer que você pára totalmente de funcionar... como virar-se, deitar-se e morrer ...mas seu progresso  de fato  fica atolado em certas áreas.
            Essa reversão de polaridade tem um nome oficial. É chamada de "Reversão Psicológica" e representa uma descoberta fascinante com uma ampla gama de aplicações em todas as áreas de cura e ajuda pessoal.
            É a razão pela qual alguns males são crônicos, e respondem mal aos tratamentos convencionais. É também a razão pela qual algumas pessoas têm tanta dificuldade em perder peso ou livrar-se do vício de substâncias que criam dependência. É, literalmente, a causa da auto-sabotagem. Um curso inteiro poderia ser dedicado a sua utilização, e nós trataremos dela em detalhes na Parte II deste curso.
            Por hora, entretanto, necessitamos apenas saber algumas coisas fundamentais sobre a "Reversão Psicológica" que se referem a EFT, e o que é mais importante, como corrigi-la.
            A "Reversão Psicológica" é causada por um modo de pensar negativo, autodestrutivo, e que muitas vezes ocorre inconscientemente.
            Quando está presente vai parar qualquer tentativa de cura, inclusive EFT, já desde o início. Por isso, tem que ser corrigida se desejamos bons resultados.
            Corrigimos a "Reversão Psicológica" mesmo que talvez não esteja presente.  Leva somente de 8 a 10 segundos para fazê-la, e se ela não estiver presente, nenhum mal é causado. Mas caso esteja presente, um dos maiores empecilhos para o sucesso terá sido tirado do caminho.
            Dito isto, aqui explico como funciona o "Preparo".
            Há dois componentes...
            1.  Você diz uma afirmação 3 vezes, enquanto...
            2. Você esfrega um "ponto doído" ou, alternativamente, dá batidinhas no "ponto de golpe caratê" (serão explicados em breve).
           
A Afirmação
  
            Uma vez que a causa da "Reversão Psicológica" envolve o pensamento negativo, não deveria ser surpresa que a correção para ela inclui uma afirmação neutralizadora. É o caso, e lá vai ela a seguir.
            Apesar de ter esse(a)................................... me aceito profunda e completamente.
            A lacuna é preenchida com uma breve descrição do problema que você quer tratar. A seguir alguns exemplos:
** Apesar de ter esse medo de falar em público, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter essa dor de cabeça, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter essa raiva do meu pai, eu me aceito profunda e completamente
** Apesar de ter essa lembrança da guerra, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter essa rigidez em meu pescoço, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter esses pesadelos, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter esse vício de bebidas alcoólicas, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter esse medo de cobras, eu me aceito profunda e completamente.
** Apesar de ter essa depressão, eu me aceito profunda e completamente.

            Naturalmente, esta lista é apenas parcial porque os possíveis problemas que podem ser tratados com EFT são inúmeros. Observe que também podem ser usadas outras frases: ** "Eu me aceito apesar de ter esse (a)....................." ou ** "Mesmo que tenha esse (a)................eu me aceito completa e profundamente" ou ainda, ** "Eu me amo e me aceito apesar de ter esse (a)..................................."
            Todas essas afirmações estão corretas, porque seguem o mesmo formato essencial. Quer dizer, elas reconhecem e identificam o problema, e criam auto-aceitação apesar da existência dele. E isto é o que é necessário para que a afirmação seja eficaz. Você pode utilizar qualquer uma dessas formulações, mas eu sugiro que você utilize a afirmação-padrão recomendada, porque pode ser facilmente guardada na memória, e já comprovou ser eficiente na prática.
            Agora temos alguns pontos interessantes a mencionar quanto à afirmação.
            ** Não importa se você acredita ou não no que diz na afirmação, simplesmente diga-o.
            ** É melhor se você diz a afirmação com sentimento e ênfase, mas dizendo-a de modo mecânico, geralmente, funciona assim mesmo.
            ** É melhor dizê-la em voz alta, mas se você se encontrar num ambiente social onde você prefere cochichar, ou até falar silenciosamente, pode fazê-lo. Provavelmente vai funcionar assim mesmo.
            Para aumentar a eficácia da afirmação, o "Preparo" também inclui esfregar, ao mesmo tempo, o chamado "ponto doído", ou, alternativamente, dar batidinhas no "ponto de golpe de caratê."
            Vamos descrever ambos a seguir.


O Ponto Doído
  
            Existem dois "Pontos Doídos", e não importa qual deles você utiliza. Estão localizados na parte superior esquerda e direita de seu peito, e você os identifica como segue: Vá até a base da garganta, aproximadamente onde um homem faz o nó da gravata. Tateie nessa área e você encontrará uma junção em forma de "U" no topo de seu esterno (osso do tórax). De cima dessa junção siga com o dedo para baixo em direção a seu umbigo cerca. de 7,5 cm, e cerca. de 7,5 cm para sua esquerda (ou sua direita). Você deveria estar na parte superior esquerda (ou direita) de seu peito. Se você esfregar vigorosamente naquela(s) área(s) (num raio de 5 cm), você encontrará um "Ponto Doído". Este é o ponto que você terá que esfregar enquanto disser a afirmação. Esse ponto é doído se você o pressiona vigorosamente porque aí ocorre uma congestão linfática. Ao esfregá-lo, você dissipa essa congestão. Felizmente, após algumas poucas rodadas, a congestão será toda dissipada, e a dorzinha desaparece. Aí você pode esfregar esse ponto sem o mínimo desconforto.
            Não quero exagerar a dor que você poderá sentir. Não é que você sentirá uma dor intensa ao esfregar esse "ponto doído". Será, sem dúvida, uma dorzinha bem suportável, e não deveria, por isso, representar um desconforto notável. Entretanto, se for doer mesmo, alivie um pouco a pressão de seus dedos.
            Também se você tiver feito uma operação naquela área do peito, ou se houver alguma razão médica pela qual você não deveria apalpar naquela área específica do peito, você poderá mudar para o outro lado.  Ambos os lados são igualmente eficazes. Em todos os casos, se houver alguma dúvida, consulte seu médico antes de prosseguir, ou então, ao invés dele, esfregue o "ponto de golpe de caratê".


O Ponto de Golpe de Caratê
 
            O ponto de golpe de caratê (abreviado PGC) é localizado no centro da parte carnosa exterior de sua mão (ambas as mãos), no meio entre o ponto onde acaba o pulso e a base do dedo mindinho, em outras palavras, a parte com a qual sua mão aplicaria um golpe de caratê.
            Ao invés de esfregá-lo, como se faz com os "pontos doídos", você bate vigorosamente o ponto de golpe de caratê com as pontas do dedo indicador e do dedo médio, da outra mão. Mesmo que você possa utilizar o ponto de golpe de caratê de ambas as mãos, via de regra, é mais conveniente dar batidas no ponto de golpe de caratê da mão não-dominante, com as pontas dos dois dedos da mão dominante. Se você for destro, por exemplo, você daria batidas no ponto de golpe de caratê de sua mão esquerda, com as pontas dos dedos de sua mão direita.
            Você deveria utilizar o "ponto doído" ou o" ponto de golpe de caratê" ? Após longos anos de experiência, com ambos os métodos, ficou claro que esfregar o "ponto doído" é um pouco mais eficaz do que dar batidas no "ponto de golpe de caratê". A vantagem não é substancial, mas o "ponto doído" é preferencial.
            Tendo em vista que o "Preparo" é tão importante na função de "aplainar o caminho" para o resto da "Receita Básica", encareço utilizar o "ponto doído" ao invés do "ponto de golpe de caratê". Isto aumenta um pouco suas chances. Contudo, o "ponto de golpe de caratê" é perfeitamente utilizável, e deve neutralizar qualquer bloqueio de interferência, na grande maioria dos casos. Então utilize-o sempre que o "ponto doído" for inadequado por  qualquer  razão.  Nos vídeos você observará que, em muitos casos, eu instruo as pessoas a dar batidas no "ponto de golpe de caratê", ao invés de esfregar o "ponto doído". Isto porque, quando estou no palco, assim fica mais fácil.


Executando o "Preparo"
  
            Agora que você já compreende os componentes do "Preparo", a execução torna-se fácil. Você preenche a lacuna da afirmação com a palavra ou frase curta pertinente ao seu problema, e simplesmente repete a afirmação, com ênfase, 3 vezes enquanto estiver esfregando o "ponto doído", ou der batidas no "ponto de golpe de caratê", de modo simultâneo e contínuo.
            Só isso. Após algumas rodadas de treino, você deveria estar apto a executar o "Preparo" em cerca 8 segundos. Agora, tendo feito o "Preparo" apropriadamente, você está pronto para a próxima "etapa" da "Receita Básica"... "A Seqüência".


Etapa No. 2... A Seqüência
  
            A "Seqüência", conceitualmente, é muito simples. Consiste em bater nos pontos terminais dos principais meridianos de energia no corpo, e é o procedimento com o qual o "zzzzzt" no sistema energético é balanceado. Antes de indicar a localização desses pontos terminais, entretanto, você precisa receber algumas sugestões de como deve executar as batidas.
            Sugestões de batidas: Você pode bater com qualquer uma das mãos, mas geralmente é mais conveniente fazê-lo com a mão dominante (mão direita, se você for destro). Bata com as pontas dos dedos indicador e médio. Com essas duas pontas você cobre uma área ligeiramente maior do que se você batesse com a ponta só de um dedo, e assim você pode cobrir os pontos mais facilmente.
            Bata com solidez (pode ser útil manter os dois dedos um pouco recurvados), mas nunca tão fortemente a ponto de sentir dor ou poder machucar-se.
            Bata cerca de 7 vezes em cada ponto. Eu digo cerca de 7 vezes porque você estará repetindo continuamente a "Frase Lembrete" (mais detalhes sobre isto mais adiante) enquanto estiver batendo, e será difícil contar as batidas, ao mesmo tempo. Se você bater algumas vezes a mais, ou a menos (de 5 a 9 vezes, p.ex.), também ficará bem.
            A maioria desses pontos terminais se situam em ambos os lados do corpo. Não importa qual lado você utiliza, nem se você muda de lado durante o processo da "Seqüência". Por exemplo, você pode bater sob seu olho direito, e, mais tarde na "Seqüência", bater embaixo da axila esquerda.
            Os pontos: Cada meridiano de energia possui dois pontos terminais. Para o propósito da "Receita Básica" você só precisa bater em um dos terminais para neutralizar qualquer desequilíbrio que possa nele existir.
            Esses pontos terminais estão próximos da superfície do corpo, e, por isso, podem ser acessados mais facilmente que outros pontos terminais que estão dentro do corpo humano.
            O que segue são as instruções de como localizar os pontos terminais daqueles meridianos que são importantes para "A Receita Básica". Tomados em conjunto e executados na ordem estabelecida...formam "A Seqüência".
            ** No início da sobrancelha, logo acima e de um lado do nariz. Esse ponto é identificado com a sigla PIS. (Ponto Início Sobrancelha).
            ** Sobre o osso margeando o canto exterior do olho. Este ponto é identificado com a sigla PLO (Ponto Lado Olho).
            **  Sobre  o  osso  embaixo  do  olho, aproximadamente 2,5 cm embaixo da pupila. Esse ponto é identificado com a sigla  PEO (Ponto Embaixo Olho).
            ** Na pequena área entre a parte inferior do nariz e a parte superior do lábio superior. Esse ponto é identificado com a sigla  PEN (Ponto Embaixo Nariz).
            ** No meio entre a ponta do queixo e a parte inferior do seu lábio inferior. Esse ponto é identificado com a sigla PEB (Ponto Embaixo Boca).
            ** Na junção onde o esterno (osso do peito), a clavícula, e a primeira costela se encontram. Para encontrar esse ponto, coloque primeiramente seu dedo indicador na junção em forma de "U" no topo do esterno (aproximadamente onde o homem faz o nó na gravata). Da base desse "U" desça com o indicador em direção ao umbigo 2,5 cm, e, em seguida, desloque o indicador para a esquerda  (ou  para  a direita) por 2,5 cm. Esse ponto é identificado com a sigla POC (Ponto Osso Clavícula), embora não esteja exatamente em cima da clavícula, mas sim no início dela, e nós o chamamos de "ponto de osso clavícula" porque assim é mais fácil do que dizer o ponto da junção onde o esterno, a clavícula e a primeira costela se encontram.
            ** No lado do corpo, a aproximadamente 10 cm abaixo da cavidade da axila. Esse ponto é identificado com a sigla PEA (Ponto Embaixo Axila).
            **Para homens, cerca de 2,5 cm embaixo  do  mamilo.  Para mulheres, onde a parte inferior do seio se encontra com a parede do peito. Esse ponto é identificado com a sigla PEM (Ponto Embaixo Mamilo).
            ** No canto exterior de seu polegar, no ponto alinhado com a base da unha. Esse ponto é identificado com a sigla PDP (Ponto Dedo Polegar)
            ** Ponto do lado de seu dedo indicador (do lado do polegar), num ponto alinhado com a base da unha.  Esse ponto é identificado com a sigla PDI (Ponto Dedo Indicador).
            ** Ponto do lado de seu dedo médio (do lado mais próximo do polegar), num ponto alinhado com a base da unha.  Esse ponto é identificado com a sigla  PDM (Ponto Dedo Médio).
            ** Ponto do lado interno de seu dedo mindinho (o lado mais próximo ao polegar), num ponto alinhado com a base da unha. Esse ponto é identificado com a sigla PMI (Ponto Dedo Mindinho).
            ** O último ponto da "Seqüência" é o ponto do golpe de caratê... já descrito anteriormente no capítulo do "Preparo".Está localizado no meio da parte carnosa do lado exterior da mão, entre o topo do punho e a base do dedo mindinho, onde haveria contato na hora de dar um golpe  de caratê.  É identificado com a sigla PGC (Ponto Golpe Caratê).
            As siglas de abreviação desses pontos são relacionadas abaixo, na mesma ordem:

PIS= Ponto Início da Sobrancelha
PLO = Ponto do Lado do Olho
PEO = Ponto Embaixo do Olho
PEN = Ponto Embaixo do Nariz
PEB = Ponto Embaixo da Boca
POC = Ponto Osso Clavícula
PEA = Ponto Embaixo da Axila
PEM = Ponto Embaixo do Mamilo
PDP = Ponto do Dedo Polegar
PDI = Ponto do Dedo Indicador
PDM = Ponto do Dedo Médio
PMI = Ponto do Dedo Mindinho
PGC = Ponto do Golpe de Caratê

            Você repara que esses pontos terminais de meridianos, a serem batidos na "Seqüência" seguem em ordem descendente no corpo humano.  Isto é, cada ponto fica embaixo do anterior, o que torna sua memorização mais fácil. Após algumas "rodadas" a seqüência fica na memória para sempre.
            Quero mencionar que o PEM (Ponto Embaixo do Mamilo) foi acrescentado após a confecção dos vídeos que acompanham o curso. Originalmente, tinha sido deixado de lado, porque se torna um pouco estranho para as senhoras em situações sociais, como restaurantes, etc. Apesar dos resultados de EFT terem sido excelentes mesmo sem considerá-lo, o incluímos agora a título de complemento.

Etapa No. 3 - A Gama de 9
 
            O procedimento da Gama de 9, é, talvez, o que parece ser mais bizarro na técnica EFT. Sua finalidade é o de fazer uma "sintonia fina" no cérebro, e o faz através de alguns movimentos dos olhos, umas cantarolas, e uma contagem. Pela conexão dos nervos, certos pontos do cérebro são estimulados quando os olhos são movimentados. Do mesmo modo, o hemisfério direito do cérebro (parte criativa) é envolvida quando se cantarola uma canção, e o hemisfério esquerdo (parte analítica) é envolvida quando se conta.
            O procedimento Gama de 9 é um processo de 10 segundos, sendo que essas 9 ações de estímulo do cérebro são executadas enquanto se dá, de modo contínuo, batidas em um ponto terminal de energia do corpo, o ponto Gama. Descobriu-se, após anos de experiência, que essa rotina pode aumentar a eficiência do EFT, e acelerar seu progresso visando a libertação emocional, especialmente se o procedimento Gama de 9 é intercalado entre 2 rodadas de "Seqüência".
            Para executar o procedimento Gama de 9, antes de mais nada, você tem que localizar o ponto Gama. Ele está nas costas de cada mão, cerca de 13mm atrás do ponto central entre os nós na base do dedo anular  e  do  dedo mindinho.
            Em seguida, você então terá que executar 9 ações diferentes enquanto estiver batendo no  "Ponto Gama" continuamente. As 9 ações Gama são:
1. Olhos fechados.
2. Olhos abertos.
3. Olhar para baixo à direita, mantendo a cabeça reta.
4. Olhar para baixo à esquerda, mantendo a cabeça reta.
5. Girar os olhos em círculo, no sentido horário (sem mexer com a cabeça).
6. Girar os olhos em círculo, no sentido anti-horário (sem mexer com a cabeça).
7. Cantarole durante 2 segundos uma canção qualquer (sugestão: Parabéns pra você...)
8. Conte rapidamente de 1 a 5.
9. Repita a canção durante 2 segundos
 
            Note que essas 9 ações são apresentadas numa seqüência determinada, e eu sugiro que você as memorize nessa mesma ordem. É muito importante que você faça as ações de no. 7, 8 e 9 como um conjunto, então, você cantarola por 2 segundos, logo em seguida conta rapidamente, em voz alta, de 1 até 5, e logo em seguida, cantarola de novo por 2 segundos. Anos de experiência indicam que isto tem muita importância.
            Para algumas pessoas a canção "Parabéns pra você..." pode trazer recordações desagradáveis de aniversários do passado. Nesse caso você pode utilizar EFT para neutralizar tais memórias desagradáveis, resolvendo o problema de vez, ou, você pode deixar de lado essa questão por ora e simplesmente cantarolar uma outra canção.
                           

Etapa No. 4... A Seqüência (novamente)
   
            O quarto e último ingrediente na "Receita Básica" já foi descrito acima. Trata-se de uma rodada idêntica de batidas da "Seqüência."


A Frase Lembrete
  
            Uma vez memorizada, a "Receita Básica" se torna "uma amiga" para toda vida. Pode ser aplicada a um número, praticamente, sem-fim de problemas emocionais e físicos, e propiciará alívio para a maioria deles. Entretanto, existe mais um conceito adicional que precisamos apontar antes de poder aplicar a "Receita Básica" a um determinado problema. É chamado de "Frase Lembrete".
            A "Receita Básica" precisa sempre ser dirigida a um problema específico. Caso contrário agirá de modo errático, sem rumo certo, com pouco ou nenhum efeito.
            Você tem que endereçar a "Receita Básica" aplicando-a enquanto você se "sintoniza" com o problema do qual você quer obter alívio ou se livrar. A "Frase Lembrete" informa a seu sistema qual é o problema que deve ser o "receptador".
            Lembre a afirmação da descoberta que diz: "A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no fluxo energético do corpo."
            Emoções negativas são geradas porque você se sintoniza em certos pensamentos ou circunstâncias, que por sua vez, provocam um bloqueio em seu sistema energético. De outro modo, você funciona normalmente. Por exemplo, seu medo das alturas não está presente enquanto você estiver lendo o jornal de domingo (e, por isso, não estiver sintonizado com o problema dessa fobia).
            Pode-se sintonizar em um problema simplesmente pensando nele. Com efeito, sintonizar significa pensar a respeito. Pensando a respeito do problema ativará a interrupção energética envolvida com ele e só aí então, essa poderá ser neutralizada pela aplicação da "Receita Básica". Sem sintonizar o problema, ou seja, não ativando tais desequilíbrios no sistema energético, a "Receita Básica" não tem nenhum efeito.
            Sintonizar parece ser um processo muito simples. Você simplesmente pensa a respeito do problema enquanto estiver aplicando a "Receita Básica".
            Contudo, você poderá ter alguma dificuldade em pensar conscientemente a respeito do problema, enquanto estiver dando as batidas, cantarolando, contando, etc. Por isso estou introduzindo a "Frase Lembrete" que você pode repetir continuamente enquanto estiver executando a "Receita Básica".
            A "Frase Lembrete" é simplesmente uma palavra ou frase curta que descreve o problema, e que você deve repetir em voz alta a cada vez que você dá as batidas nos pontos da "Seqüência." Desta forma, você "relembra" ao seu sistema o problema do qual você está tratando.
            A melhor "Frase Lembrete", normalmente, é idêntica à que você escolheu como afirmação no "Preparo". Como exemplo, a afirmação seria: "Embora eu tenha esse medo de falar em público, eu me aceito profunda e completamente."
            Dentro dessa frase-afirmação, as palavras sublinhadas, medo de falar em público, são candidatas ideais para se tornarem a "Frase Lembrete".
            O conceito a respeito da "Frase Lembrete" é muito simples. Mas assim mesmo estou incluindo alguns exemplos abaixo para melhor instrução:
      ** dor de cabeça
      ** raiva de meu pai
      ** lembranças da guerra
      ** rigidez na minha nuca
      ** pesadelos
      ** dependência de bebidas alcoólicas
      ** medo de cobras
      ** depressão


Ajustes nas Rodadas Subseqüentes
  
            Vamos supor que você esteja usando a "Receita Básica" para um determinado problema (medo, dor de cabeça, raiva, etc.). Às vezes o problema simplesmente desaparece após uma única rodada, ao passo que outras vezes, uma rodada propicia somente um alívio parcial. Quando isto ocorre, você precisará fazer uma ou mais rodadas adicionais.
            Essas rodadas adicionais necessitam ser ligeiramente ajustadas para que se obtenha resultados ótimos. A razão é esta: uma das maiores causas pelas quais a primeira rodada não elimina completamente o problema é porque reemerge a chamada "Reversão Psicológica", aquele bloqueio de interferência que o "Preparo" visa corrigir.
            Desta vez, a "Reversão Psicológica" se apresenta de uma forma um pouco diferente. Ao invés de bloquear totalmente seu progresso, bloqueia o progresso ulterior. Você já fez algum progresso, mas depois ficou estancado porque a "Reversão Psicológica" se manifesta de uma forma que impede que consiga ulterior melhora.
            Já que a mente subconsciente tende a reagir de modo muito literal, as rodadas subseqüentes da "Receita Básica" precisam levar em conta que você está trabalhando para resolver "um resto de problema".  Por isso, a afirmação contida no "Preparo" precisa ser ajustada bem como a "Frase Lembrete".
            Aqui está o formato ajustado para a afirmação do "Preparo": Apesar de eu ainda ter um resto de _______________________, eu me aceito profunda e completamente.
            Note as palavras sublinhadas e como estão agora dirigindo a afirmação para um resto do problema. É fácil de fazer esse tipo de ajuste, e após um pouco de experiência, você deverá fazer isto com naturalidade.
            Examine as afirmações ajustadas citadas abaixo. Referem-se ao ajuste em afirmações mostradas anteriormente neste capítulo.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de medo de falar em público, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de dor de cabeça, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de raiva de meu pai, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de lembranças da guerra, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de rigidez na minha nuca, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de pesadelos, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de dependência de bebida alcoólica, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de medo de cobras, eu me aceito profunda e completamente.
            ** Apesar de ainda ter um pouco de depressão, eu me aceito profunda e completamente.
            A "Frase Lembrete" também é ajustada facilmente. Ponha apenas a palavra "restante" atrás do problema citado na afirmação. Aqui vão alguns exemplos de versões ajustadas de "Frase Lembrete".
            ** dor de cabeça restante
            ** raiva de meu pai restante
            ** lembranças da guerra restantes
            ** rigidez restante na minha nuca
            ** pesadelos restantes
            ** dependência restante de bebidas alcoólicas
            ** medo restante de cobras
            ** depressão restante
            Isso completa o conjunto da "Receita Básica".
            Agora você necessita de duas coisas para conseguir ter eficiência com ela. Você necessita aprender de cor o procedimento, e precisa de algumas dicas de como executá-la.


A "Receita Básica"

1. O Preparo. A Afirmação. Repita 3 vezes esta afirmação:
 "Apesar de ter esse(a)................................, eu me aceito profunda e completamente."
    
Enquanto estiver esfregando o "Ponto Doído" ou batendo no "Ponto de Golpe de Caratê" continuamente.

2. A Seqüência 1. Bata aproximadamente 7 vezes em cada um dos seguintes pontos de energia, enquanto estiver repetindo a "Frase Lembrete" a cada ponto.
PIS, PLO, PEO, PEN, PEB, PEA, PEM, PDP, PDI, PDM, PMI, PGC

3. O Procedimento Gama de 9. Bata continuamente no ponto Gama, enquanto estiver executando cada uma das seguintes 9 ações:
(1) Olhos Fechados
(2) Olhos Abertos
(3) Olhar Para Baixo à Direita
(4) Olhar Para Baixo à Esquerda
(5) Gire Olhos em Círculo
(6) Gire Olhos em Circulo, no outro sentido
(7) Cantarole qualquer canção por 2 segundos
(8) Conte rapidamente até 5
(9) Repita a canção por 2 segundos

4.  A Seqüência 2 (novamente). Bata aproximadamente 7 vezes em cada um dos seguintes pontos de energia, enquanto estiver repetindo a "Frase Lembrete" a cada ponto.
PIS, PLO, PEO, PEN, PEB, PEA, PEM, PDP, PDI, PDM, PMI, PGC

5. Inspire profundamente e expire.

6. Avalie, numa escala de 0 a 10 como se sente. Caso necessite repita o procedimento observando a afirmação referente ao “resto” do problema.

Observações: Nas rodadas subseqüentes, a afirmação do "Preparo" e a "Frase Lembrete" devem ser ajustadas de modo a refletir o fato de que você está focando o resto do problema.